Economia

Comuns chumbam Brexit com derrota pesada para May

Acordo de saída negociado entre Londres e Bruxelas foi rejeitado. Derrota pesada para Theresa May.

A Câmara dos Comuns rejeitou o acordo do Brexit negociado entre o governo de Theresa May e a UE27. O resultado da votação no Parlamento do Reino Unido foi de 432 votos contra e 202 a favor. O chumbo ao acordo foi a maior derrota de um executivo na Câmara dos Comuns desde os anos 20 dos século XX. A primeira-ministra britânica reagiu afirmando que “é claro que a Câmara rejeitou este acordo, mas não nos diz nada sobre o caminho a seguir”, reagiu ainda no parlamento. O líder da oposição, Jeremy Corbyn, confirmou já que vai avançar com uma moção de censura ao governo conservador. “Anuncio que vou submeter moção de censura contra este governo”, afirmou. O Partido Unionista da Irlanda do Norte confirmou já o voto contra a iniciativa dos trabalhistas, que vai ser discutida na Câmara dos Comuns esta quarta-feira, dia 16, até às 19h. Do lado da União Europeia, Donald Tusk , o presidente do Conselho Europeu, foi dos primeiros a reagir, pedindo diretamente ao Reino Unido para cancelar o Brexit.
O presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, também através do Twitter, pediu de imediato uma clarificação a Londres sobre “quais as suas intenções, o mais depressa possível.
” I take note with regret of the outcome of the vote in the @HouseofCommons this evening. I urge the #UK to clarify its intentions as soon as possible. Time is almost up #Brexit https://t.co/SMmps5kexn — Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) 15 de janeiro de 2019 Facebook
fonte dinheirovivo.pt
foto REUTERS/Toby Melville
Fonte da Notícia
www.dinheirovivo.pt
Mostrar mais

Artigos relacionados