Tecnologia

Privacidade Instagram lança ferramenta para descarregar dados

A informação inclui o número de vezes e todas as datas em que os utilizadores acederam.

O Instagram actualizou as suas definições de privacidade com uma nova opção que permite aos utilizadores descarregarem todos os dados partilhados na aplicação. Isto inclui as fotografias publicadas pelo utilizador, mas também a informação de perfil, os gostos, versões antigas da biografia, o histórico de pesquisa, e os comentários feitos nos perfis de outras pessoas. É algo que a empresa-mãe, o Facebook, já disponibiliza há anos.

O Instagram, porém, acrescenta ainda as datas em que o utilizador entra e sai da aplicação e as mudanças que foram feitas na informação partilhada ao longo dos anos (um exemplo, é a mudança do nome de utilizador).

A mudança antecipa a chegada do novo Regulamento Europeu para a Protecção de Dados, que entra em vigor no dia 25 de Maio e que obriga as empresas a dar aos utilizadores a opção de terem uma cópia dos dados.

OInstagram demora até 48 horas a reunir toda a informação do utilizador. O tempo, porém, varia consoante a quantidade de dados que se tem na aplicação (num teste feito pelo PÚBLICO demorou menos de 20 minutos). É preciso introduzir a palavra-passe da conta para autorizar o processo e, mais tarde, descarregar o ficheiro.

Fonte da Notícia
Jornal o Público
Mostrar mais

Artigos relacionados