Mundo

Afeganistão: Forte explosão junto ao aeroporto de Cabul

Foi registada uma explosão no aeroporto de Cabul poucas horas depois de as autoridades terem emitido um alerta sobre uma “iminente” ameaça terrorista, confirmou o assessor de imprensa do Pentágono no Twitter.

Um dos portões de entrada do aeroporto terá sido atingido por uma grande explosão, seguida de tiros. Ainda não é claro se existem vítimas na sequência deste incidente.

Entretanto, a CNN avança com a informação de que se terá tratado de um ataque suicida.

Já antes, um avião italiano C-130 que transportava a bordo ex-funcionários da NATO afegãos tinha sido alvejado quando levantava voo do aeroporto.

Os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália apelaram hoje aos cidadãos para saírem do aeroporto de Cabul devido a “ameaças terroristas”, quando milhares de pessoas continuam a chegar ao aeroporto para tentar fugir do país.

Os três países emitiram avisos simultâneos, muito específicos e quase idênticos na quarta-feira à noite.

As pessoas que se encontram no aeroporto sobretudo “nas entradas leste e norte devem sair imediatamente”, disse o Departamento de Estado norte-americano, citando “ameaças à segurança”.

A diplomacia australiana alertou para uma “ameaça muito elevada de ataque terrorista”, enquanto Londres emitiu um aviso semelhante.

“Se estiver na área do aeroporto, deixe-o para um lugar seguro e aguarde instruções adicionais. Se for capaz de sair do Afeganistão em segurança por outros meios, faça-o imediatamente”, indicou o Governo britânico.

Estes avisos surgiram depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter dito que os rebeldes talibãs se tinham comprometido a deixar partir cidadãos dos Estados Unidos e afegãos em risco e ainda no país após 31 de agosto.

Fonte
sapo.pt
Mostrar mais

Artigos relacionados