A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) revelou ao jornal “Diário de Notícias”, que para resolver o problema da habitação em Portugal é preciso construir 45 mil casas por ano.
Na opinião do presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, as medidas que o novo Executivo anunciou “vão ao encontro das necessidades identificadas” e quando forem colocadas em prática “serão um forte estímulo à construção de habitação e, desta forma, uma célere resposta”.
Manuel Reis Campos afirma que “Portugal necessita de assumir medidas eficazes para reverter a situação atual no mercado da habitação” e para tal é necessário “construir mais e reabilitar mais”.
Nas medidas do novo Governo está previsto um aumento da oferta, prevendo a criação de parcerias público-privadas para a construção e reabilitação em arga escala de casa e alojamento para estudantes. O programa prevê ainda a garantia pública ao financiamento bancário da totalidade do preço na aquisição da primeira habitação, assim como a isenção de IMT e imposto do selo.