Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Economia

Governo tem como prioridade afastar Joe Berardo de Fundação

Seja através da extinção ou alteração do Conselho de Administração, Ministério da Cultura tem plano para retirar o empresário da sua Coleção Berardo.

Depois da atuação de agentes de execução no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, esta quarta-feira, o próximo passo do Governo passa pela alteração ou extinção do Conselho de Administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo. Ao Expresso, fonte do gabinete da ministra da Cultura, Graça Fonseca, indica que “será o Estado a ponderar com os credores quais os trâmites a seguir”.

Com um processo “aos bocadinhos”, o primeiro passo é afastar o empresário do conselho de administração, o que tornará mais fácil o término do contrato em que são cedidas ao Estado as 862 obras de arte da Coleção Berardo, o que levará à sua extinção. No entanto, fonte da Fundação Coleção Berardo acrescenta ao semanário que não estará em causa o museu.

“O público não será privado de nada, muito menos da fruição do acervo. Haverá programação como até agora e mesmo as obras, de acordo com os regulamentos das políticas de empréstimo, poderão continuar a valorizar-se noutras exposições” salienta a fonte ao Expresso, acrescentando que a autorização para a sua saída passa, no entanto, pelo Ministério Público.

Na segunda-feira, o jornal Público avançou que foi decretado o arresto da coleção Berardo, na sequência de uma providência cautelar interposta pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), o BCP e o Novo Banco, credores da coleção de arte moderna de José Berardo, conhecido como Joe Berardo.

Entretanto, o Ministério da Cultura confirmou à Lusa a veracidade da notícia do Público, ou seja, a existência de uma sentença naquele sentido.

O arresto de parte da Quinta Monte Palace Tropical Garden, na sequência de uma providência cautelar movida pela CGD, e de duas casas em Lisboa, também propriedade do empresário, são os outros dois arrestos, noticiados pela comunicação social, a que a assessoria de Berardo se refere.

 

FONTE DIOGO CAMILO SABADO.PT

FOTO SABADO.PT

Fonte
SABADO.PT
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo