Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Nacional

Incêndio na Serra de Monchique mobiliza 190 bombeiros

Nove meios aéreos ajudam no combate às chamas

Um incêndio na Serra de Monchique, que deflagrou esta tarde, pelas 15h31, está a ser combatido por 190 bombeiros, apoiados por nove meios a meios aéreos, de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o fogo deflagrou cerca das 13:30 na zona da Perna da Negra, tratando-se de um incêndio “complexo”, numa zona onde “há muito vento” e cujos acessos “são difíceis”.

O incêndio está a ser combatido por 190 operacionais, apoiados por 54 veículos e nove meios aéreos, mas às 14:30 os meios ainda estavam a ser posicionados no local, pelo que a Proteção Civil não conseguiu adiantar a existência de pessoas ou bens em risco.

“Ainda não temos informação muito detalhada e a prioridade agora é posicionar os meios”, adiantou a mesma fonte.

Uma zona rural do concelho de Monchique já tinha sido atingida por um incêndio, na quinta-feira à tarde, dominado cerca de duas horas depois após um combate travado por 113 homens e seis meios aéreos.

Por causa da persistência de valores elevados das temperaturas máximas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu o aviso vermelho, o mais grave, em 11 distritos de Portugal continental até ao início da tarde de domingo, prevendo para hoje valores acima dos 40 graus em grande parte do território.

Face à onda de calor que afeta o país pelo menos até domingo, com temperaturas máximas acima dos 40º e que na quinta-feira na bateram recordes históricos, a Proteção Civil estendeu o estado de alerta especial relativo aos meios de combate a incêndio aos distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Coimbra.

Este ano, o dispositivo de combate a fogos florestais engloba 56 meios aéreos (incluindo um na Madeira), cerca de 11 mil operacionais e mais de três mil meios terrestres (nomeadamente viaturas).

FONTE DN.PT

FOTO © Rui Oliveira / Global Imagens (imagem de arquivo)

Fonte da Notícia
DN.PT
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo