Nacional

Marcelo e Costa nos Restauradores para comemorar Restauração da Independência

O Presidente da República, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia da República juntaram-se hoje na Praça dos Restauradores, em Lisboa, para comemorar a Restauração da Independência, numa cerimónia sem discursos, mas “cheia de simbolismo”.

Acompanhados pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e do presidente da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Ribeiro e Castro, as três mais altas figuras do Estado colocaram-se diante do Monumento aos Restauradores, que celebra os heróis da Restauração da Independência, que, em 01 de dezembro de 1640, pôs fim a 60 anos de domínio de Castela sobre Portugal.

Numa cerimónia que arrancou às 10:00, mais de uma centena de pessoas juntaram-se na Praça dos Restauradores para assistir à Banda da Força Aérea tocar a Portuguesa e o hino da Restauração, à medida que eram içadas a bandeira nacional e da Restauração.

Pouco depois, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu um tapete vermelho até ao monumento, ladeado por militares, ao som de “Homenagem aos Mortos” e “Alvorada”, onde depositou uma coroa de flores em homenagem aos heróis da Restauração da Independência e da Guerra da Aclamação.

Fonte
SAPO24.PT
Mostrar mais

Artigos relacionados