Nacional

Tempestade Leslie: Treze distritos em alerta vermelho

Protecção Civil recomenda à população que se afaste das zonas costeiras e proteja os seus bens. A tempestade começará a produzir efeitos em Portugal Continental a partir do final desta tarde de sábado.

“Leslie ainda é um furacão”, mas deverá transformar-se em “ciclone pós-tropical”

Foto

O Centro Nacional de Furacões (NHC) do serviço meteorológico norte-americano actualizou a informação sobre a Leslie perto das 16h de Lisboa, sublinhando que a tempestade “ainda é um furacão” a esta hora, embora deva chegar ao território continental já como um “ciclone pós-tropical”.

A diferença entre as duas designações está na intensidade do vento: um “ciclone pós-tropical” não comporta rajadas tão fortes como um furacão, mas ainda assim é caracterizado por vento muito forte.

“Leslie deverá trazer ventos próximos de um furacão a partes de Portugal ao final do dia enquanto um poderoso ciclone pós-tropical”, lê-se no aviso mais recente do NHC.

O mapa mais actualizado mostra que o centro da tempestade deverá entrar no território continental algures nos distritos de Lisboa e de Leiria.

São esperados 25 a 75 milímetros de precipitação, que em algumas zonas pode atingir os 125 milímetros. Para se ter uma referência, a média mensal de precipitação em Lisboa em Outubro é de cerca de 100 milímetros.

A precipitação forte “pode causar cheias repentinas”, avisam os meteorologistas norte-americanos.

Fonte da Notícia
PUBLICO.PT
Mostrar mais

Artigos relacionados