CulturaEconomia

Portugal Fashion: Regresso ao Porto para 30 desfiles da Alfândega a Serralves

Na quinta-feira, dia 24, o Portugal Fashion apresenta as novas colecções dos criadores portugueses Carla Ponte, Estelita Mendonça, Inês Torcato, David Catalán e Luís Buchinho.

O evento de moda Portugal Fashion regressa ao Porto esta quarta-feira, e os 30 desfiles de criadores portugueses e jovens designers internacionais acontecem entre Alfândega, Casa de Serralves e Tipografia do Conto até sábado, dia 26.

A 45.ª edição do Portugal Fashion traz algumas novidades, com destaque para a colecção “After Now” da designer Katty Xiomara, a ser apresentada numa antiga oficina de artes gráficas, transformada no design hotel Tipografia do Conto.

Outros dos destaques é a dupla Marques Almeida, que vai desfilar na Casa de Serralves, e a apresentação da colecção do criador francês Nicolas Lecourt Mansion, responsável pelo encerramento do segundo dia do evento de moda no Porto.

Katty Xiomara desvendou à Lusa que a apresentação da sua  colecção, marcada para as 21h30 da próxima quarta-feira, dia em que também lança o seu livro Reflexo, Guia do Bem Investir, um manual de boas práticas ao espelho, com dicas para o momento de vestir e investir.

Segundo a designer, o dia da apresentação da nova colecção Primavera/Verão 2020 vai ser também o dia para apresentar a estreia do documentário “Parachute Trip”, uma curta-metragem da produtora Lightbox, que foi escrita por Guilherme Mesquita e que se passa no antigo matadouro Industrial do Porto, “mostrando uma combinação de imaginários”, entre o mundo de Xiomara e o “universo criativo do colectivo de artistas da Circus Network”.

O desfile está marcado para as 21h30 de quarta-feira, encerrando o primeiro dia desta edição do Portugal Fashion 2019, que traz também vários jovens designers italianos, à passarelle da Alfândega do Porto, ao Bloom, espaço dedicado a jovens criadores emergentes. A apresentação está marcada para arrancar às 18h30.

Na quinta-feira, dia 24, o Portugal Fashion apresenta as novas colecções dos criadores portugueses Carla Ponte, Estelita Mendonça, Inês Torcato, David Catalán e Luís Buchinho.

Na quinta-feira, o certame encerra com o francês Nicolas Lecourt Mansion, que vem apresentar a colecção a Portugal, o que revela “as boas relações entre o Portugal Fashion e as respectivas organizações internacionais de cada país”, sublinhou fonte oficial do Portugal Fashion.

Miguel Vieira vai encerrar o terceiro dia, na mesma passarelle por onde antes vão desfilar as marcas e os criadores Pé de Chumbo, Hugo Costa, Bolflex, Sophia Kah, Diogo Miranda e Nycole.

A dupla Marques Almeida apresenta às 11h na Casa de Serralves, abrindo o último dia do Portugal Fashion, dia que também é dedicado à moda infantil e à indústria de vestuário e calçado.

Os criadores Alves/Gonçalves e Maria Gambina encerram no sábado a 45.ª edição do Portugal Fashion, que este ano traz pela primeira vez a venda directa ao consumidor final no espaço de showroom Brand Up, e que vai estar aberto ao público em geral, avançou a organização.

O Portugal Fashion é um projecto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e financiado pelo Portugal 2020 no âmbito do Compete 2020, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

FONTE

Mostrar mais

Artigos relacionados